Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Integridade Académica: Jornada a 2 de outubro na UMinho

Irá realizar-se na UMinho uma Jornada de sensibilização e debate sobre o tema Integridade Académica: Procedimentos Éticos e Situações de Conduta Imprópria, organizada pela Comissão de Ética da Universidade do Minho (CEUM) com o patrocínio da Reitoria, que terá lugar no próximo dia 2 de outubro, a partir das 14:30 horas, no Auditório B2 do Complexo Pedagógico II, no Campus de Gualtar, Braga.
Chamo a atenção para a sessão das 15h sobre Prevenção, deteção e consequências das práticas de plágio.
 
 
Programa
14h30
| Abertura
"O código de conduta ética da Universidade do Minho", por Graciete Tavares Dias, vice-reitora da UMinho

15h00 | "Prevenção, deteção e consequências das práticas de plágio e de falsificação de resultados", por Licínio Chainho Pereira, presidente da Comissão de Ética da UMinho

15h40 | "Autoria e direitos de autor na produção científica e cultural", por José Manuel Mendes, escritor e professor convidado da UMinho

16h20 | Debate
- Moderação: membros da CEUM
- João Cardoso Rosas, professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho
- Guilherme Frederico Dias, juiz conselheiro jubilado
- Pereira da Fonseca
- Helena Rita Gonçalves Marinho Moreira

17h00 | Intervalo para café

17h20 | "Conduta ética na investigação envolvendo humanos ou experimentação animal. O primeiro ano de funcionamento da Subcomissão de Ética para as Ciências da Vida e da Saúde (SECVS)", por Cecília Leão, presidente da SECVS e da Escola de Ciências da Saúde da UMinho

17h35 | "Metodologias e procedimentos a seguir nos pedidos de pareceres éticos", por Magda João Castelhano Carlos (MSc) e Nadine Correia Santos (PhD), ambos membros da SECVS

17h50 | Debate
- Moderação: membros da SECVS
- Jorge Pedrosa, professor da Escola de Ciências da Saúde da UMinho
- Mikhail Vasilevskiy, professor da Escola de Ciências da UMinho
- Paulo Machado, professor da Escola de Psicologia da UMinho

18h20 | Considerações finais e encerramento

Fonte: Portal de Comunicação da Universidade do Minho